PROJETO FORMAÇÃO VALORES
Percebendo a desvalorização do ser humano, a perda da autoestima, faz se necessária o intenso trabalho sobre relacionamento interpessoal, valorizando a pessoa humana, reconhecendo a importância do outro para o nosso próprio crescimento.
A abordagem do tema gerador, através deste projeto parte da necessidade de aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar CEJA, destacando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social, baseado na justiça e no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade.
O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deve considerar os seguintes parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e tecnológico abrangendo a formação humana, considerando a relevância do bem estar integral do individuo.
OBJETIVO GERAL
Auxiliar os alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), a identificar seus valores de vida e a refletir sobre os mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBS: Objetivos Específicos os professores irão fazer cada um na sua disciplina.
Filosofia:
- Levar o aluno a entender que independe da idade para se cultivar e/ou resgatar os valores.
- Manter a harmonia entre os alunos.
- Despertar a importância dos valores para a saúde intelectual.
- Incentivar a amizade entre professores e alunos.
Artes:
- Sensibilizar os alunos para a importância dos valores morais oriundos da família através de debates feitos em sala de aula, trabalhos manuais e manuscritos identificando assim atitudes e comportamentos de cada um para uma melhor socialização na comunidade.
CCTT:
- Estimular o convívio social
- Reconhecer a importância do convívio social na comunidade.
- Difundir o valor do estudante na escola, como ser social.
- Refletir e reavaliar os valores como um todo.
- Perceber a necessidade da troca de saberes na sociedade inserida.
Matemática:
- Levar o aluno, a compreender que os valores são qualidades que expressam significados sociais no relacionamento humano, percebendo que os mesmos se complementam e dependem umas das outras.
- Utilizar procedimentos e instrumentos envolvendo a Matemática levando o educando a refletir sobre o resgate dos valores inseridos no contexto social, tornando-o um cidadão consciente de seu papel na sociedade, identificando características de acontecimentos previsíveis ou aleatórias a partir de situações vivenciadas no dia a dia.
Português e Literatura:
- Resgatar valores que era algo primordial nas famílias através de um trabalho contínuo de leituras, reflexões, debates e diálogos.
- Resgatar a autoestima através de mensagens, diálogos e músicas.
- Promover a socialização através de brincadeiras e jogos.
Sociologia:
- Repensar com os alunos a importância dos valores como: amizade, dedicação, companheirismo, compromisso, responsabilidade, respeito, cooperação, união e ética na vida de cada um como um “ser” integrante da sociedade.
Biologia:
- Estudar a evolução da espécie fazendo com que o aluno venha a perceber que tal evolução só ocorreu a partir do momento que nossos ancestrais passaram a unir-se em grupos para assim ficar mais fortes e poder alimentar e defender a espécie, originando também valores como o companheirismo, compromisso, responsabilidade, ética, etc., sem os quais a humanidade não terá como prosseguir na sua jornada evolutiva.
Educação Física:
- Praticar atividades corporais procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.
- Organizar jogos e brincadeiras trabalhando valores, espírito de equipe, colaboração, socialização e descontração.
- Trabalhar dinâmicas, trabalhos em grupo, estimulando a discussão sobre o tema valores.
METODOLOGIA
Este projeto será executado na nossa escolar CEJA durante o mês de junho, buscando envolver a comunidade escolar nas ações dentro da escola de maneira prazerosa, visando o resgate e conscientização dos valores como: amizade, dedicação, companheirismo, compromisso, responsabilidade, respeito, cooperação, união e ética.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias como: dinâmicas, gincanas, eventos culturais e outras atitudes de participação e parceria.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com os temas dos projetos, contextualizando o cotidiano escolar e vivência do aluno escolar e vivência do aluno.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário levando em consideração os seguintes questionamentos:
- Quais os conhecimentos adquiridos?
- As questões levantadas foram esclarecidas?
- Que mudanças de atitudes foram observadas?
- Que crescimento os alunos tiveram?
- A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar suas ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GASPARETO Luiz Antonio. Se ligue em você, Editora Vida e Consciência, 17ª ed., 2002.
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: artigo 27, inciso I, de 20 de dezembro de 1996.
.
"O valor de cada um é relacionado com o valor das coisas às quais deu importância."
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e envolvimento coletivo da comunidade escolar.
Equipe NTE São Joaquim.
"O valor de cada um é relacionado com o valor das coisas às quais deu importância."
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e envolvimento da comunidade escolar.
Equipe NTE São Joaquim.
Obrigado pela visita em nosso blog!
ResponderExcluir